Olá, seja bem-vindo(a) a Lojas Triângulo!
13/04/2022

Tapetes Turcos: 7 dicas para decorar com requinte

Tapetes Turcos: 7 dicas para decorar com requinte

Uma das regiões mais importantes da História, a Turquia fica em um local habitado há mais de 10 mil anos, no que provavelmente é a maior encruzilhada do mundo: fica na passagem entre o Oriente, a África e a Europa. É uma cultura famosa por muitos elementos exóticos e únicos, dentre os quais se destacam os famosos Tapetes Turcos, fabricados desde 7.000 A.C. para proteger os povos nômades que enfrentavam noites frias, registrar histórias das aldeias e trazer felicidade para os ambientes com belas cores e formas geométricas majestosas. Seja na tenda do Khan, no palácio do Sultão, ou na sua sala de jantar, um Tapete Turco bem escolhido pode completar a decoração com muito requinte.

Tradicionalmente produzidos em teares manuais, a técnica desenvolvida para sua fabricação usa movimentos contínuos e circulares com dois fios para cada urdidura, tramando uma peça densa e resistente. Já no século XIII, os turcos dominavam o tingimento dos fios de algodão e lã, o que permitiu a confecção de desenhos e padrões elaborados, com cores vivas, e até incorporando materiais exóticos como seda, ouro e prata. Os Tapetes Turcos ganharam o mundo: decoraram paredes de palácios e castelos, foram retratados na arte do Renascimento, e continuam decorando salas de todos os estilos em pleno século XXI.

Veja abaixo 7 dicas para decorar sua sala de estar ou de jantar com o requinte da História.

 

 

1-     Qualidade do tapete

A densidade do tapete é determinada pela quantidade de nós na trama. Uma composição mais densa produz um tapete mais pesado, mais resistente e com os desenhos mais definidos. Via de regra, a qualidade do tapete é determinada pela quantidade de fios por centímetro quadrado (cm²). Atente também ao material: lã é o mais comum, mas é possível também encontrar tapetes com seda e linho.

 

 

2-     Conforto acústico e térmico

Materiais macios (principalmente lã) são muito bons isolantes térmicos e ótimos amortecedores de vibrações mecânicas, o que significa que um tapete bem colocado delimita um ambiente não apenas visualmente, mas cria uma área confortável, onde o chão não é frio, e onde o som reverbera menos.

 

 

3-     Medidas adequadas

Tire as medidas de seu espaço antes de pesquisar seu tapete. O ideal é que ele cubra o espaço, mas não completamente. Mesas podem ficar em cima do seu tapete, mas deixe os pés de trás de suas poltronas e sofás fora do tapete.

 

 

4-     Materiais dos móveis

Considere os materiais dos móveis de sua sala. Madeira, tijolos e mesmo aço e vidro podem combinar muito bem com o tapete certo.

 

 

5-     Cores da decoração

Considere também as cores dos estofados, almofadas e paredes. Um tapete de cores fortes pode ser o ponto focal entre móveis de tom neutro, um tapete neutro pode dar espaço para destacar móveis, o tapete pode combinar com as almofadas... Consulte sempre seu círculo cromático mais próximo!

 

 

6-     Ilusão de ótica

Alguns tapetes “mudam de cor” dependendo do ângulo e da iluminação. É um truque famoso dos mercados turcos, que brincam com ilusões de ótica para criar peças divertidas e modernas que vão prender a atenção de suas visitas.

 

 

7-     Lojas Triângulo

Para conhecer tapetes turcos, belgas e egípcios, visite nossa loja em Americana! Se precisar de ajuda com sua decoração, aproveite também nossa consultoria por whatsapp.

 

 

Agora você tem facilidades comprando conosco, pela nossa virtual www.lojastriangulo.com.br