Olá, seja bem-vindo(a) a Lojas Triângulo!
19/04/2022

Tapetes: tendências para 2022

Tapetes: tendências para 2022

 

Se você quer completar a decoração de um ambiente e ao mesmo tempo melhorar o conforto térmico e acústico do espaço, um bom tapete pode ser seu melhor amigo. Acontece que com tantas opções, estilos e propostas diferentes de decoração, achar o tapete certo pode parecer uma tarefa difícil.

Preparamos uma lista para você se inspirar com 7 tendências de decoração com tapetes que todo mundo está adotando em 2022.

 

1 - Comfy

Comfy é o diminutivo inglês de confortável! Estes são aqueles tapetes muito macios que imediatamente deixam um ambiente agradável e aconchegante. 

São tapetes com pelos altos (também conhecidos como tapetes shaggy), e quanto mais macias as fibras, mais fofos ficam. São perfeitos para quartos e salas de estar, mas existem também versões próprias para banheiros.

 

2 - Natural

Outra tendência de decoração para 2022 é a valorização de materiais e tonalidades naturais, abusando de peças mais rústicas para com por um ambiente acolhedor. 

Procure combinar seus móveis e acessórios com tapetes de cores beges e tons terrosos. Também entram nessa tendência os tapetes de fibras naturais, como sisal ou juta, materiais resistentes e elegantes, excelentes para decorar áreas externa se pisos frios.

 

3 - Cores e estampas

Se o seu ambiente precisa de um toque de alegria e irreverência, tapetes coloridos e tapetes estampados são alternativas simples de adotar. Estampas geométricas e padronagens rústicas estão em alta, mas existem alternativas para quem não quer ousar muito, como as padronagens listadas e Chevron.

Para os tapetes coloridos, a regra é muito simples: combine com outra peça de sua decoração que tenha uma cor semelhante ou idêntica. Mas atenção: cores vibrantes são estímulos visuais fortes, e por isso é preferível deixar as cores chamativas na sala e preferir tapetes claros para seus quartos

 

4 - Redondo

O tapete redondo é uma tendência para 2022, mas que vem com um desafio para ser utilizado: nem sempre é possível fazer uma distribuição harmônica de móveis sobre um tapete redondo.

O ideal é que ele esteja sob móveis a serem destacados na decoração, como uma peça autoral, uma poltrona imponente ou uma mesa de centro.

 

5 - Sobreposição

Sobrepor tapetes também é uma tendência para 2022. É uma técnica pouco usada, que traz interesse visual para o ambiente.

Não há muitas regras, mas há algumas dicas para te ajudar a acertar. Combinar um tapete neutro com outro mais chamativo, por exemplo, ou usar uma peça mais básica por baixo e outra mais ousada, com franjas ou estampas por cima. A ideia é aproveitar o contraste.

 

6 - Divisão de ambientes

Conceitos abertos são tendências de arquitetura, e por isso o uso de tapetes para demarcar espaços diferentes no mesmo ambiente é uma forte tendência para 2022. É uma opção muito simples de aplicar efetivamente: escolha um tapete diferente para cada área, com cores idênticas ou semelhantes à decoração da área em que ficarão.

 

7 - Na Parede

Se você é o tipo de pessoa que gosta de fugir do óbvio, pendurar o tapete na parede pode ser a sua tendência de 2022. É uma técnica de decoração que remonta às origens dos tapetes, nas regiões do oriente, e é fácil de acertar: procure peças artesanais, com design manual dignos de serem pendurados em sua própria galeria de arte.