Olá, seja bem-vindo(a) a Lojas Triângulo!
26/08/2022

Dicas para escolher o tapete para sua sala de jantar

Até algum tempo atrás era comum que os tapetes fossem restritos a quartos, salas e “áreas molhadas” da casa, como o banheiro e a cozinha, mas hoje é muito comum ver essa peça adornando salas de jantar de todos os estilos.

Fez sentido, tapetes proporcionam aconchego e estilo. Além de somar à decoração do espaço, deixando a composição mais interessante, proporciona conforto térmico, controle acústico, e proteção para o piso. Nesse texto separamos algumas dicas para te ajudar a escolher o tapete ideal para sua sala de jantar.

O tamanho apropriado.
Não existe um tamanho único de tapete para salas de jantar: cada espaço vai pedir uma peça diferente. Comece pensando na disposição e no formato dos móveis. Seu tapete ficará logo abaixo da mesa? Então é importante pensar no formato da mesa. Mesas redondas pedem tapetes redondos, mesas quadradas combinam com tapetes quadrados e assim em diante.

Como guia, comece com a medida da mesa e adicione 50 a 70cm de cada lado. Assim, a mesa pode ficar centralizada no tapete, com espaço para acomodar cadeiras e toda a movimentação ao redor dela. Essa é uma guia de tamanho mínimo, o que significa que não há problema em pecar pelo excesso: um tapete maior deixa o ambiente mais sofisticado, desde que caiba sem problemas no espaço e combine com os móveis e a decoração.

De olho na decoração.
Qual é o estilo de sua sala de jantar? Sua decoração é mais sóbria e clássica ou mais ousada? Assim como no tamanho, cada espaço pedirá um estilo de tapete diferente. Tapetes brancos combinam com móveis claros e ajudam a trazer espaço para o ambiente.

Salas mais clássicas se beneficiam de peças refinadas, com cores ou estampas mais neutras. Ambientes mais sofisticados acomodam tapetes com estampas geométricas e cores mais ousadas, desde que orne com o resto da decoração. Para essas composições, um círculo cromático é seu maior aliado.

Ambientes integrados abrem mais opções. Um plano aberto, em que a sala de jantar e a sala de estar não têm uma divisão física, se beneficiam muito do uso e combinação de tapetes em várias maneiras. É possível utilizar diferentes tapetes para delimitar diferentes áreas, ou sobrepô-los para aumentar a sensação de integração do ambiente.

Sujou? Tem que limpar.
O uso de tapete na sala de jantar traz uma questão de ordem prática: na mesa de jantar são manipulados alimentos e bebidas, que eventualmente caem ou são derramados, e que devem ser limpos. Assim, além do tamanho ideal e da integração adequada com a decoração, o material e a construção da peça devem informar sua escolha também.

Os melhores tapetes, quando a questão é manutenção e limpeza, são as peças trançadas ou com pelos baixos, preferencialmente de fibras sintéticas. Lembre-se: tapetes com pelos muito altos têm limpeza mais difícil e prendem mais sujeiras, e tapetes de fibras naturais fixam manchas mais rapidamente.