Olá, seja bem-vindo(a) a Lojas Triângulo!
06/07/2022

5 Passos para escolher seu tapete ideal


Quantas vezes você já entrou na casa de outra pessoa e acabou por associar todo o estilo e decoração da sala com ela? Deixar um ambiente “com a sua cara” não é tarefa fácil, e envolve muita criatividade, pensamento espacial, noções de teoria das cores e conceitos de decoração, mas é algo que causa uma impressão muito positiva quando é bem feito. Tapetes são peças essenciais na decoração de um ambiente acolhedor e bem decorado, mas ainda são acompanhados de muita confusão quando o assunto é qual tapete escolher. 

Nesse texto separamos 5 passos para te ajudar a escolher o tapete ideal para sua sala. Para deixar um dos ambientes mais importantes da casa com a sua cara, recomendamos seguir a ordem desses passos e fazer toda a pesquisa que puder antes de comprar sua peça.

1 –Medidas e formato
O primeiríssimo passo a ser realizado é tirar as medidas da sala em que se planeja colocar um tapete. Não é possível escolher uma peça sem antes entender como ela será encaixada no espaço e como vai interagir com os móveis e outras peças de decoração. Ele vai ficar no centro da sala? Serão colocados sofás sobre ele? Preciso de um tapete retangular, quadrado, ou um redondo cairia melhor? Todas essas questões devem ser ponderadas antes de passarmos para o próximo tópico.

2 –Estilo da decoração
Uma vez que se conheçam as medidas da sala e o formato do tapete, é hora de pensar no estilo da peça, para que combine com o resto da decoração. Quem procura estilos mais modernos pode gostar de tapetes mais ousados, com estampas geométricas. Quem procura aconchego pode se interessar por tapetes felpudos, e quem gosta do tradicional sempre vai acertar com um tapete turco.

3 –Cores e estampas
Sabendo como será a decoração do ambiente, e conhecendo seu tamanho, já podemos pensar em cores e estampas com mais clareza. É importante lembrar que as cores informam nossa percepção de espaço, e que um tapete de cor mais escura pode fazer seu ambiente parecer menor. Inversamente, cores mais claras ajudam a trazer amplitude para espaços menores, além de serem uma aposta muito segura para quem está indeciso. Tapetes mais coloridos trazem muita alegria ao ambiente, mas também trazem mais informações a serem processadas pelo cérebro, e aí é preciso pensar em equilíbrio. Prefira mobílias de cores mais neutras se quiser tapetes com mais cor.

4 –Materiais
Tapetes podem ser feitos dos mais variados materiais, e agora é importante considerar qual deles servirá melhor ao seu propósito. Tapetes de lã são mais macios e duráveis, fixam melhor o tingimento, mas costumam ser mais caros. Tapetes felpudos geralmente são de poliéster, e são extremamente confortáveis, caindo muito bem em salas de TV, por exemplo. Tapetes de algodão e fibras sintéticas são ótimos para quem sofre com alergias.

5 –Pesquisa
Não adianta conhecer os tapetes na teoria e querer comprar sua peça sem nenhuma experiência prática com ela. Depois de considerar todos esses passos, passe nas Lojas 
Triângulo e conheça pessoalmente nossos tapetes. Não há nada como experimentar uma peça e saber com certeza que ela é o seu tapete ideal.