Olá, seja bem-vindo(a) a Lojas Triângulo!
26/04/2022

5 dicas para escolher o tamanho certo de tapete

5 dicas para escolher o tamanho certo de tapete

 

Muita gente sabe do que gosta para decorar, compra coisas legais, mas não obtém um resultado harmônico porque as peças não têm proporção entre elas e o espaço. 

Quem trabalha com design estuda bastante sobre espaços e medidas para poder sugerir combinações perfeita se sabe que a decoração de uma sala não pode deixar a desejar, pois esse ambiente dá a primeira impressão de qualquer casa.

Nelas, como em qualquer decoração, são os tapetes que dão o toque final na para trazer conforto e alegria para o ambiente.

Como regra geral, quanto maior o tapete, melhor. O tamanho do tapete interfere muito na percepção que temos de um espaço, por isso é importante considerar especialmente o tamanho do espaço e dos móveis. 

O tapete ideal deve formar uma moldura entre os móveis e outros objetos. Uma dica é escolher tapetes com tamanho superior ao do sofá, para ficar mais fácil encaixar móveis como cadeiras, poltronas, mesas etc.

Hoje nosso blog te ajuda a escolher o tamanho certo de tapete para a decoração da sua sala, confira:

 

1 – Ambientes maiores

Uma boa regra para estimar as medidas do tapete a ser colocado em sua sala é se atentar ao tamanho e posição do sofá, calculando no mínimo 20cm de tapete para baixo de cada sofá, com uma sobra de 30cm em cada canto.

Assim, além de mostrar que o tapete foi escolhido especialmente para o espaço, também fica bem fixo e evita acidentes.

 

2 – Ambientes menores

Ambientes menores permitem alguma liberdade em relação ao tamanho do tapete, para que não sobrecarreguem o espaço. Cômodos de dimensões menores combinam com tapetes menores, e nesse caso o espaço abaixo dos sofás não precisa ser coberto.

A regra para esse uso é medir o ambiente e escolher um tapete que fique a alguns centímetros de distância de cada móvel.

 

3 – Formatos

O estilo da decoração determina a melhor opção na hora de escolher entre um tapete quadrado, retangular ou redondo. Tenha sempre em mente as regras acima ao escolher um tapete redondo, por exemplo, pois são usadas para criar pontos focais e ambientes dinâmicos, mas trazem uma dificuldade na organização dos móveis sobre ou ao redor dele.

 

4 – Cores

Existem inúmeras opções de estampas e cores para tapetes. Ao considerar o tamanho de seus ambientes e a cor dos móveis, pense bem na cor do tapete. Peças mais estampadas podem fazer um ambiente menor ficar muito poluído. Tapetes mais claros ajudam a criar uma sensação de espaço em ambientes menores, e tons mais escuros trazem modernidade para ambientes mais amplos.

 

5 –O toque final da decoração

Lembre-se que tapetes são formas simples de decorar e redecorar ambientes, mas é adequado que sejam uma das últimas peças a serem colocadas, para que se tenha uma noção melhor do espaço e das cores.

 

Nas Lojas Triângulo você confere peças incríveis para seus ambientes, se consulta com nossos especialistas, e escolhe o tapete na medida certa para sua decoração.