Olá, seja bem-vindo(a) a Lojas Triângulo!
04/05/2022

3 segredos para manter seu tapete sempre limpo.

3 segredos para manter seu tapete sempre limpo.

 

Tapetes são as peças decorativas mais importantes na hora de finalizar sua decoração: trazem alegria para o ambiente, destacam mobílias, contam histórias, delimitam espaços, trazem conforto acústico e térmico, além de cumprirem outras finalidades específicas, como absorver água dos pés na saída do banho ou limpar a sujeira dos sapatos na entrada da casa.

 

Acontece que inevitavelmente ficarão sujos, seja pelo simples trânsito de pessoas ou por eventos mais dramáticos, como uma taça de vinho derramada em uma festa.

 

Alguns tapetes são feitos para irem à máquina de lavar, mas essas normalmente são peças menores.

 

É normal ficar com dúvidas na hora de limpar tapetes maiores, normalmente usados em salas, porque são mais difíceis: não podem ir para a máquina e exigem alguns cuidados especiais.

 

Também não é necessário mandar seu tapete para uma lavanderia especializada toda vez, embora isso seja aconselhável a cada 6 meses.

 

Confira aqui 3 segredos para manter seu tapete limpo!

 

1 –Limpeza a seco

Limpar um tapete com água pode não ser muito bom, visto que uma secagem insuficiente pode causar o surgimento de fungos e bactérias. O primeiro segredo é uma receita caseira simples para fazer uma limpeza a seco do seu tapete.

Basta misturar bicarbonato de sódio e amido de milho em proporções iguais e aplicar sobre o tapete. Deixe por alguns minutos, para a mistura aderir na sujeira, e depois aspire. Seu tapete ficará limpinho.

 

2 –Vinagre

Temperar saladas não é o único bom motivo para ter vinagre em casa: ele também serve para limpar e acabar com germes, o que faz dele um excelente aliado para acabar com manchas e odores em tapetes e carpetes. É nosso segundo segredo para manter seu tapete limpo.

Dilua um pouco de detergente neutro e três xícaras de vinagre branco em um balde de água morna. Aplique sobre as manchas e partes encardidas do tapete e esfregue delicadamente. Depois limpe com um pano úmido e coloque o tapete para secar em local arejado.

 

3 –Água Oxigenada

Nosso terceiro segredo é um item importante em todo kit de prontos socorros, que também é um excelente aliado na hora de limpar manchas no tapete: a água oxigenada. Junte com bicarbonato de sódio e aplique a mistura efervescente somente no local da mancha, deixando agir por alguns minutos. Depois é só limpar com um papel toalha branco ou pano de prato simples.