Olá, seja bem-vindo(a) a Lojas Triângulo!
19/08/2022

Truques para escolher seu tapete

Quando pensamos pela primeira vez em decorar ou reformar um ambiente, tudo pode parecer muito claro e fácil. É importante não se deixar enganar com essa primeira impressão: há muitos detalhes envolvidos em cada aspecto de uma mudança desse tamanho. Você já preparou seu ambiente? O piso e a pintura estão prontos?

Se estiver fazendo tudo na ordem adequada, quando começar a pensar nos móveis e na decoração, também deve começar a pensar nos tapetes, que também terão muitos aspectos e particularidades a serem considerados. Nesse texto preparamos alguns truques para escolher o seu tapete.


Fibra natural ou fibra sintética?
Ao entrar em uma loja de tapetes, essa talvez seja a primeira pergunta que o vendedor fará. É importante pensar de antemão na finalidade de seu espaço, na intensidade de tráfego de pessoas e animais, no esforço necessário para a limpeza e manutenção do tapete do ambiente, e em eventuais alergias de quem ficará no espaço, porque tudo isso influencia nessa escolha. Uma regrinha para lembrar é que fibras naturais tendem a ser mais macias e confortáveis, com um toque mais quente, enquanto as fibras sintéticas proporcionam um toque mais frio, capacidades antialérgicas e facilidade de limpeza.

Peças de algodão e lã são mais bonitas, mas gastam com tráfego intenso e desbotam mais fácil se ficarem expostos ao sol direto. Em contrapartida, peças de tecidos sintéticos, como polipropileno ou nylon, são mais fáceis de limpar e mais resistentes. Muitos modelos são resistentes até às patinhas e unhas de animais domésticos, em especial os de pelo baixo.


Conheça suas alergias.
Autoconhecimento é importante para muito mais do que apenas atingir o nirvana e a paz interior. Saber o que ativa suas alergias pode não parecer muito transcendental, mas é muito importante para te ajudar a escolher tapetes. Se você tem alergia a ácaros, prefira tapetes de fibras sintéticas. Esses bichinhos gostam de se alimentar de fibras naturais e as sujeiras que juntam, então prefira peças de polipropileno, PVC ou poliéster. Se sua alergia é a pó, a altura do tapete é mais importante que o material. Nesse caso, é bom evitar tapetes peludos, priorizando tapetes de trama ou de pelo baixo; são mais fáceis de limpar e acumulam menos sujeiras.



Cores e texturas.
Acertar nas cores e texturas de um tapete é um desafio e uma arte, e alguns truques podem ajudar bastante. O mais seguro é apostar em um tapete de cor neutra, cinza ou bege. São tonalidades atemporais, que se encaixam facilmente em qualquer esquema de cores. Se preferir ousar, procure por cores, estampas e texturas que “conversem” com o resto de sua decoração, mantendo uma unidade estilística coesa. Vale combinar cores iguais entre diferentes elementos da decoração, procurar combinações de cores com a ajuda de uma roda de cores, ou ainda usar o tapete para escurecer ambientes claros, iluminar ambientes escuros, etc.
 

O tapete deve ser o acabamento da decoração. Para fechar seu projeto com chave de ouro, venha visitar as Lojas Triângulo e converse com um de nossos atendentes!